Compreenda como funciona a coleta seletiva e se responsabilize pelo lixo que gera diariamente
A coleta seletiva de lixo é uma das principais medidas de preservação do meio ambiente, além de motivar uma série de debates acerca de questões sanitárias. Portanto, quem busca cuidar e valorizar os bairros do Stiep e Costa Azul deve conhecer como esse procedimento funciona e engajar-se na separação dos resíduos.
O grande benefício da coleta seletiva de lixo está na conscientização das pessoas para a importância de se cuidar do meio-ambiente.”
O procedimento consiste no descarte adequado de materiais reaproveitáveis ainda na fonte produtora. Sendo assim, tanto os estabelecimentos comerciais quanto as residências devem contar com uma lixeira para restos orgânicos e outra para itens inorgânicos.
Lixo orgânico e lixo seco
No geral, o lixo orgânico é composto folhas de árvores, bem como por sobras de alimentos. Ou seja, trata-se daquilo que não pode ser reutilizado. Já o lixo seco, também chamado de inorgânico, inclui papéis, vidros, plásticos, metais, madeiras e cerâmicas, entre outros.
Em Salvador, a prefeitura lidera o Programa de Coleta Seletiva que apresenta locais de coleta distribuídos pela cidade. Esses pontos de entrega são organizados por: Ecoponto, Eletrônicos, Lâmpadas Fluorescentes, Medicamentos, Óleo de Cozinha, Papéis e Jornais, PEVs, Pilhas e Bateria. No caso dos bairros Stiep e Costa Azul, há dois espaços especiais para medicamentos e PEVs.
Benefício da coleta seletiva
O grande benefício da coleta seletiva de lixo está na conscientização das pessoas para a importância de se cuidar do meio-ambiente, tendo em vista que o processo envolve o acondicionamento certo dos dejetos. O resultado é um espaço público mais limpo e bonito para todos. A partir da reciclagem, evita-se o uso excessivo de recursos naturais e o acúmulo de sujeita nos lixões.
Quando os materiais são jogados na rua, acabam por entupir bueiros, causando diversos problemas como os alagamentos. Da mesma forma, os restos expostos na rua têm efeitos maléficos como a proliferação de ratos e demais animais capazes de transmitir doenças. Para evitar que o Stiep e Costa Azul sofram com essa situação, é imprescindível que a população compreenda como funciona a coleta seletiva e se responsabilize pelo lixo que gera diariamente. Fique atento aos pontos de coleta espalhados pelos bairros de Salvador e ao roteiro da empresa encarregada por recolher o lixo.
Como você pode ajudar
Juntos, os moradores e frequentadores do Stiep e Costa Azul podem fazer uma grande diferença ao separar o lixo orgânico e o lixo seco. Faça a sua parte! Segue informações:
Limpurb – Empresa de Limpeza Urbana do Salvador |
Serviço: Coleta de Resíduos Sólidos, Capinação e roçagem, lavagem de logradouros, limpeza de praias, varrição, entre outros serviços referente a coleta. |
Telefone: (71) 3186-5000 |
Site: www.salvadorcidadelimpa.com.br http://coletaseletiva.salvador.ba.gov.br |
Endereço: Estrada BR-324, Km 8,5 – Portoseco Pirajá, Salvador – BA, CEP: 41.305-280 |
Roteiro de coleta de lixo no bairro |
Informação: Site Salvador Cidade Limpa – Limpurb informa os roteiros. |
Site: www.salvadorcidadelimpa.com.br/roteiros |
Dica: Pesquise seu bairro (Stiep e Costa Azul) e verifique o roteiro com informações sobre os dias e horário da coleta de lixo. |
Programa de Coleta Seletiva de Salvador |
Informação: Site do Programa de Coleta Seletiva de Salvador que informar os pontos de coleta na cidade |
Site: http://coletaseletiva.salvador.ba.gov.br/ |
Dica: Acesse o site e encontre o ponto de coleta mais próximo de acordo com o tipo de lixo: Ecoponto, Eletrônicos, Medicamentos, Óleo de Cozinha, Papéis e Jornais, PEVs, Pilhas e Bateria. |