Livros digitais X Livros de papel: Qual o melhor?
Não é de hoje que nosso dia a dia vem trazendo cada vez mais a tecnologia a nosso alcance e assim, se tornando cada vez mais essencial e muito mais presente em quase tudo que fazemos em nosso cotidiano.
Fala sério, você se vê em sua rotina sem a utilização de produtos eletrônicos, como tablets, smartphones e os computadores? Com certeza não!
E diariamente eles vêm revolucionando a maneira de como interagimos com nosso trabalho, amigos e age diretamente em nosso cotidiano.
E obviamente quem jamais acreditou que a literatura pudesse se render aos macetes e facilidades da tecnologia, errou e errou feio. Hoje em dia vemos um aumento massivo do mercado de livros digitais pelo mundo todo.
Certamente que os livros de papel ainda possuem seus fãs de carteirinha que não o abandonam por nada, mas já existem muitas versões online que vêm ameaçando cada dia mais os queridinhos das livrarias.
E para você? Quem vence essa disputa da melhor escolha para seu momento de leitura? Os livros de papel ou os livros digitais? Aposto que ficou em dúvida não é mesmo? Então acompanhe aqui com a gente hoje um breve resumo para poder enfim optar pelo vencedor.
Livros de Papel
A maioria do público que é aficionado pelo prazer de poder escolher seu livro por uma boa capa, sentir aquele cheirinho de livro novo, facilmente consegue te dar vários pontos para se optar pela versão digamos, original.
Primeiramente uma maior facilidade de se concentrar na leitura, já que no momento em que você inicia um livro, é mais difícil de ocorrer algo que irá interromper seu momento de leitura.
Nada mais confortável também do que poder ler algo escrito, sentir o papel, o cheiro de livros novos é algo que enfeitiça os verdadeiros fãs. Sem contar também que a luz que se reflete no papel, jamais vai irritar seus olhos, permitindo que possa ler uma maior quantidade.
Livros de papel fazem também você ter a oportunidade de emprestar um livro para algum amigo, familiar, poder dividir algo com pessoas do seu convívio ou mesmo presentear quem gosta.
Outra grande vantagem dos livros de papel, é a facilidade de poder efetuar anotações no mesmo, principalmente quando se tratam de livros didáticos, ajudando assim professores durante alguma aula ou mesmo para aprendizes.
Livros Digitais
Já os livros digitais, no início de sua comercialização, encontraram algumas dificuldades e principalmente resistências dos leitores mais assíduos. Porém isso vem mudando gradativamente e muitos já se animam em poder ter versões digitais dos livros que tanto gostam ou ainda procuram.
Vamos ver alguma das vantagens do livro digital.
Primeiramente a facilidade de você encontrar o exemplar que procura. Basta você possuir o desejo de ler um livro específico, e pelo mesmo aparelho onde efetuará sua leitura, já adquire seu livro!
Não vão ocupar espaço e muito menos poeira em suas prateleiras! E ainda assim poderá ter uma verdadeira biblioteca a apenas um clique de distância.
Ok, você deve estar se perguntando, mas e o quesito armazenamento? Obviamente que não podemos ter em um único aparelho uma enorme quantidade de livros digitais, porém você pode contar com a ajuda de armazenamento em nuvem e continuar tranquilamente com sua biblioteca recheada de exemplares.
Muito mais fácil para poder transportar de um local para o outro! Caso você vá viajar ou mesmo se mudar, fica um pouco complicado para transportar uma grande quantidade de livros. Com o livro digital você carrega para onde quiser o número que desejar de exemplares, seja lá para onde for.
Hoje mais ainda com a era do sustentável, você ajuda o planeta a economizar em folhas de papel. Ou seja, quanto mais livros digitais existirem, menos árvores serão cortadas!
E talvez o mais importante dos quesitos, muitas vezes quando estamos lendo um livro, existe a necessidade de efetuar alguma pesquisa, que seja de alguma palavra que não compreendeu ou até mesmo sobre o assunto do livro que você possa não ser tão inteirado. Basta um clique e você já está com sua pesquisa do seu lado. É por isso que os livros digitais vêm atraindo cada vez mais jovens como público. Já que a maioria dos jovens passa a maior parte do tempo conectados, por que não juntar o útil ao agradável, não é?
E você já tem o vencedor dessa batalha?