Chocolate faz bem para a saúde?

Imagem: Reprodução/huffingtonpost.com
Um dos alimentos que possui um grande número de apreciadores é o chocolate, com suas diversas variedades e estilos, com sabores distintos e que agradam aos mais variados paladares. Porém, o chocolate sempre traz consigo uma dúvida aos consumidores: seu consumo faz bem à saúde?
A boa notícia aos apreciadores de chocolate é que sim, o consumo de chocolate é benéfico para a saúde, e quando aliado a uma vida saudável, realização de atividades físicas, como academia, por exemplo, pode contribuir para uma saúde cada vez melhor.
Benefícios do chocolate para a saúde
Um dos tipos de chocolate que pode trazer mais benefícios para a saúde é o chocolate amargo. Consumir este tipo de chocolate duas vezes por semana ajuda a melhorar o fluxo arterial, melhorando a saúde cardiovascular e, ao mesmo tempo, reduzindo o colesterol ruim.
Outro benefício do chocolate amargo é melhorar a saúde do coração, pois por ser rico em cacau pode auxiliar no controle da pressão arterial quando consumido em quantidades adequadas, evitando assim a pressão alta.
O consumo de chocolate também pode contribuir para a redução das chances de câncer no intestino, graças a algumas substâncias presentes no chocolate que podem proteger as células de degenerações que poderiam ser causadas por tumores.
O chocolate também pode ajudar proporcionando a sensação de relaxamento e bem-estar, graças à liberação de endorfina e dopamina no organismo após seu consumo. Estas substâncias são liberadas pelo organismo após o consumo de todos os tipos de chocolate, gerando a sensação de bem-estar.
Os benefícios do chocolate para a saúde podem contribuir positivamente também durante a gravidez, ajudando a prevenir casos de hipertensão durante a gestação. Segundo especialistas, gestantes que consomem chocolate até cinco vezes por semana diminuem pela metade as chances de apresentarem casos de hipertensão durante a gravidez.
Cuidados e orientações profissionais
Embora traga diversos benefícios para a saúde, o consumo de chocolate deve ser feito de forma moderada, pois o consumo em excesso pode resultar em outros problemas, relacionados especialmente ao ganho de peso.
A melhor maneira para saber quais chocolates consumir, e quantas vezes por semana, é consultar um especialista, como um nutricionista, por exemplo. Além disso, é importante a realização de atividades físicas, onde um preparador físico de uma academia também poderá orientar sobre o consumo de chocolate.
Fonte: Terra Saúde
Imagem capa: Reprodução/huffingtonpost.com




