Nas ruas, um clima quase de interior da Bahia. São mercados, padarias, salões de beleza em meio a conjuntos de casa e a uma vegetação que se entrelaça ao concreto da cidade. É o urbano compondo, mas não se sobrepondo à história do STIEP, que lá no fim da década de 1960 tinha boa parte do seu território composto pela Mata Atlântica. Hoje, apesar de parte do verde já ter sido substituído, o bairro ainda mantém algumas de suas características naturais, com lagoas, plantas, árvores e animais presentes no dia a dia do local. Também nas ruas do STIEP, a presença do comércio, das escolas, dos grandes edifícios e dos transportes públicos não deixam os mais de 13 mil moradores se esquecerem de que moram em Salvador, onde, sem sair do bairro, podem encontram diversas facilidades e comodidades. Vamos conhecer?
No fim da década de 1960, em uma área de mata atlântica, antes chamada fazenda ABC, foi construído o primeiro condomínio residencial das proximidades da Avenida Paralela. Da sigla do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Extração de Petróleo veio o nome do bairro: STIEP, cujo local à época sediava tal associação. Nasce o STIEP. Uma curiosidade é que até o início da década de 90, onde hoje se localizam prédios residenciais próximos ao Hotel Sotero, o bairro abrigava o primeiro Kartódromo da Bahia.
Quem já morou ou conhece alguém que mora no bairro, sabe que há uma subdivisão do bairro: são as “casinhas”, representando o conjunto de casas organizadas da quadra 01 a 08 por travessas; o Conjunto Vale dos Rios – área residencial composta por prédios de três andares – onde também fica o final de linha dos ônibus no bairro e alguns bares; o Conjunto dos Bancários, área também residencial formada por prédios de três andares e bares; e o Jardim Atalaia, composto por casas, edifícios residenciais, além de restaurantes na sua rua principal. O bairro abarca também o Centro de Convenções da Bahia, uma Universidade particular, dois colégios da rede pública de ensino e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB.
Situado próximo à praia e à região comercial de Salvador, o STIEP é um bairro coringa para quem quer se divertir, trabalhar ou morar. É cercado pelos bairros do Costa Azul, Pituba, Jardim Armação, Boca do Rio e pela Avenida Paralela, locais que também oferecem opções de lazer e/ou levam a pontos comerciais e turísticos da cidade. À beira das três principais ruas do Costa Azul - Rua Edístio Pondé, Rua Dr. José Peroba e a Rua Arthur de Azevedo Machado, o STIEP dispõe de moradia tranquila – tanto em casa quanto apartamentos - como também privilegia os frequentadores do local ao acesso rápido a serviços de médicos, dentistas, mercado, educação, escritórios de advocacia, além de lojas em geral em seu entorno. Isso porque diversos estabelecimentos comerciais têm crescido às margens do bairro e no próprio local, incluindo rede de hospital, farmácias, escolas de ensino superior e grandes redes hoteleiras.
Entre casas, apartamentos e comércio, a população tem no STIEP fácil acesso à área verde. São duas lagoas localizadas no bairro – Lagoa dos Pássaros, que é uma área de Proteção de Recursos Naturais e abriga mais de 40 espécies de aves; e a Lagoa dos Frades – ambas dando o toque da natureza ao dia a dia dos frequentadores do bairro... Um convite em meio à cidade para um passeio ao ar livre, à prática de caminhadas leves ou ao simples fato de estar em contato com o meio-ambiente.
Já na praça principal, logo na entrada do bairro, às margens da Rua Arthur de Azevedo Machado, é possível escolher entre tomar um açaí ou se sentar à mesa para tomar uma cerveja gelada com os amigos. Para aqueles que apreciam um clima mais tranquilo para o lazer, na região das casinhas, por exemplo, é possível caminhar curtindo o assobiar dos pássaros e o som dos próprios passos em ruas que apresentam uma paisagem arborizada e tranquila. Já os adoradores de esportes, encontram no STIEP campos de futebol e quadras poliesportivas para se divertir.
Para quem prefere investir seu tempo em compra, há shopping centers no entorno do bairro, que podem ser facilmente acessados por meio de ônibus ou carros. Opções para todos os gostos e estilos não faltam! Esse é o STIEP, um coração de mãe no meio da cidade de Salvador, Bahia.