Como planejar a iluminação da sua casa
Para garantir ambientes aconchegantes em sua casa ou apartamento, vai depender principalmente da iluminação correta a ser escolhida e de quebra ainda garante uma economia em sua conta de luz!

Imagem: Reprodução/Pixabay
A iluminação da sua casa e/ou apartamento é definitivamente um dos detalhes mais importantes na hora de reformar ou mesmo na hora de construir.
Com uma boa iluminação você obtém uma decoração diferenciada, cria efeitos e climas e por que não incluir cores nos ambientes? Um fato essencial é a quantidade de luz para poder criar ambientes mais confortáveis, para disfarçar algo que não goste ou mesmo para destacar pontos específicos da sua residência. E é imprescindível que você busque o máximo de informações para obter um planejamento de ponta para sua iluminação.
Muitas vezes um único ponto de luz não é suficiente para iluminar todo o ambiente, depende da ornamentação dos seus cômodos e principalmente do tamanho do mesmo. Portanto, para acabar decidindo o número de luminárias e a localização das lâmpadas, você terá de ter em mente onde realmente se necessita de mais luminosidade e principalmente, o clima que você está querendo criar nos ambientes e claro, a lâmpada mais apropriada para determinado local.
Pensando nisso, hoje iremos dar algumas dicas para você que anda um pouco perdido em relação a iluminação da sua casa. Confira com a gente!
Aprendendo a escolher a lâmpada certa
A escolher uma lâmpada você não deve se atentar somente a quantidade de watts que a mesma possui. Esse é apenas uma das diferenças entre elas, as lâmpadas possuem indicação e tipos de emissão de luzes diferentes.
Qual a melhor escolha para cada cômodo?
Efetuar um bom planejamento da iluminação da sua casa, irá certamente conduzir atenções para áreas que você deseja, evitar sobrecargas, ajudar na necessidade de um maior ponto de luz em determinado ambiente e o melhor, gerando uma maior economia na sua conta de energia.
Vamos listar agora como você pode projetar da melhor maneira a iluminação para cada cômodo, acompanhe:
-
Quarto
É imprescindível o uso de uma luz branca ao centro do quarto, mas você pode agregar arandelas em alguns pontos e assim, criar aquele clima mais aconchegante e mais íntimo para seu quarto. Tenha sempre um abajur ou uma luminária, caso você tenha o costume de ler na cama.
-
Sala
Ultimamente a sala é o ambiente onde mais permanecemos na casa, não é mesmo? É lá onde vemos filmes, juntamos a família para momentos agradáveis. Portanto, invista sem medo em arandelas com lâmpadas amarelas nas laterais de sua sala, para aquele momento cinema, ou então, luminárias no chão, localizadas atrás do sofá para garantir uma maior luminosidade para receber os amigos ou até mesmo para uma leitura.
Direcionar spots para alguma mesa de centro, objetos que queira dar um foco maior e também quadros que garantem aquele ar mais sofisticado.
Se tratando da sala de jantar, o mais indicado são iluminações pendentes, bem acima da mesa. Aposte em um espelho com um foco de luz, ampliando a iluminação e ainda parecendo que seu espaço é maior do que parece!
-
Cozinha
Em apartamentos, normalmente um único ponto de luz acaba conseguindo suprir a necessidade, por se tratarem normalmente de cômodos menores. Caso sua cozinha seja maior, inclua pendentes sobre a mesa e também próximos a pia e também do fogão, serão ótimas alternativas.
-
Área Externa
Para garantir maior segurança, acolhimento e ainda decorar e evitar maiores acidentes, uma boa iluminação é primordial neste ambiente da casa.
Opte por balizadores, espetos articulados ou mesmo postes caso tenha uma área um pouco maior. Para piscina, opte por arandelas próximas ao deque, refletores e tartarugas. Para iluminação dentro da água, invista em opções de fibra ótica, LED e luminárias portáteis.